Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

01/11/2014

Desemprego diminui na Região Metropolitana de São Paulo

Pelo terceiro mês consecutivo caiu a taxa de desemprego no conjunto dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), passando de 10,4%, em agosto, para 10%, em setembro, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecônomicos (Dieese).
No período, 1.090 milhão de pessoas estavam desempegadas, número que é 41 mil menor do que na apuração anterior. Foram gerados 66 mil postos de trabalho, volume bem acima do total de pessoas que ingressaram na disputa por vagas (25 mil).
O nível de ocupação aumentou 0,7%, elevando para 9,810 milhões o total de ocupados. O setor da indústria de transformação foi o que mais ampliou as chances de contratação criando 50 mil vagas ou 3,1% a mais do que em agosto. O comércio e reparação de veículos abriu 12 mil vagas, 0,7% acima do mês anterior. Na construção, a taxa de emprego subiu 0,7% com 5 mil admissões e ficou praticamente estável com a oferta de 7 mil novos empregos e variação de 0,1%.
O levantamento mostra uma deterioração nas condições de trabalho com aumento de 4,2% no número de assalariados sem carteira assinada. Já o emprego formal teve queda de 0,6%. Paralelamente, cresceu 3,3% o quadro de autônomos e 2,2% o total de empregados domésticos.
Os trabalhadores estão recebendo salários menores do que há um ano. O valor médio pago aos assalariados oscilou em R$ 1.774, o que é 0,1% acima do registrado em agosto, mas 0,6% abaixo do que recebiam em setembro do ano passado. No caso dos ocupados os ganhos foram corrigidos em 0,4% sobre o registrado em agosto último, porém, igualmente, indicam uma perda de 2% em relação ao valor de setembro de 2013.

 

Fonte: Agência Brasil