Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

26/01/2015

Novas regras do seguro-desemprego e do abono salarial são contestados pela Nova Central

Sindicalistas se reuniram na segunda-feira (19/1) no escritório da Presidência da República em São Paulo, com os ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; do Planejamento, Nelson Barbosa; da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto; e da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, para pedir a revogação das medidas
provisórias 664 e 665, que alteram regras para acesso a benefícios da Previdência Social, ao seguro-desemprego e ao seguro-defeso (para pescadores).
No encontro, o presidente Nacional da Nova Central, José Calixto Ramos (Sr. Calixto), foi assertivo ao afirmar que tais medidas prejudicam os trabalhadores (as), ao estabelecer prazos maiores para acessar o seguro desemprego e regras mais rígidas para receber pensão por morte, e que precisam ser revistas imediatamente.
Disse que os representantes do governo alegaram que a decisão para editar tais mudanças, foram “técnicas e jurídicas”, pois só surtirão efeitos práticos só em 2017. “Mesmo com estes argumentos, estaremos engajados nesta luta para exigir do Governo Federal a retirada dessas MP’s, que penalizam os trabalhadores de baixa renda e prejudicam os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, afirmou.
Sr. Calixto adiantou que apesar da disposição de diálogo apresentada pelos ministros no debate sobre as decisões que dificultam o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, as centrais sindicais já “trabalham” para tentar “derrubar” o novo modelo no Congresso e “estudam” entrar com ações judiciais.
O Secretário Geral da Presidência da República recebeu as críticas e se comprometeu analisa-las e marcou nova reunião dia 03/02/2015. Também estiveram presentes o diretor Nacional de Organização Sindical da Nova Central, Geraldo Ramthun, e o presidente Estadual da Nova central – SP, Luiz Gonçalves (Luizinho).
No final as centrais sindicais se comprometeram a entregar a pauta dos trabalhadores (as) ao governo.