Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

21/05/2016

Paim é o melhor senador do país, segundo site Atlas Político

A lista foi definida a partir de cinco critérios: Representatividade (parlamentares que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).
A cada item é atribuída uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor é o desempenho do parlamentar. As notas do senador Paulo Paim (PT/RS) foram: Representatividade, 1; Campanha Responsável, 0,94; Ativismo Legislativo, 1; Fidelidade Partidária, 1; Debate Parlamentar, 0,93. Total: 4.88 (1º lugar).
Segundo os idealizadores do Atlas Político, Andrei Roman (Ph.D em Ciência Política pela Universidade de Harvard) e Thiago Costa (Ph.D. em Matemática Aplicada pela Universidade de Harvard), a ideia é que o cidadão compare o desempenho dos senadores brasileiros, entenda quais são os congressistas mais competentes – independente da orientação ideológica de cada um – e ache algum que possa representar suas ideias e objetivos para o país.
Paim avalia que “isso é resultado de um trabalho iniciado lá nos anos 80, na militância
social e sindical e logo depois no Congresso Nacional, a partir da Assembleia Constituinte. Fui quatro vezes deputado federal e estou no segundo mandato de senador da República. A minha convicção e os meus ideais continuam os mesmos. Faço tudo pelo bem da nossa gente e pelo desenvolvimento do nosso país, independentemente de grei partidária”, diz.
Ainda segundo Paulo Paim seu mandato tem uma característica fundamental: quebrar paradigmas e valorizar segmentos da sociedade historicamente discriminados e excluídos, trazendo-os para dentro do Congresso Nacional, como negros, índios, pessoas com deficiência, trabalhadores do campo e da cidade, empreendedores, mulheres, idosos, aposentados e pensionistas, jovens, LGBT. “Uma nação de fato só se constrói e se concretiza a partir do momento que nós entendermos a realidade do nosso povo. É dando voz a quem não tem voz”, comenta.   
Paulo Paim é autor de três importantes leis sociais: Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003) – benefício para mais de 30 milhões de brasileiros; Estatuto da Igualdade Racial e Social (Lei Federal nº 12.288/2010) – benefício para mais de 50% da população; Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015) – benefício para 45 milhões de pessoas.

Fonte: Ranking 5D