Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares,
Lanchonetes e Fast-food de Jundiaí e Região

WhatsApp Instagram

Notícias

12/03/2014

MTE e FIFA discutem trabalho decente na Copa

O CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, se reuniu no final da manhã dessa terça-feira (11) com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e secretários para discutir e conhecer as ações do ministério para o evento que começa em junho. O COL é a entidade contratada pela FIFA para coordenar a realização da Copa.

O executivo e sua equipe conheceram o trabalho das oito Oficinas de Emprego e Trabalho Decente realizadas em oito estados para discutir as melhores formas de trabalho durante os jogos. O secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias, mostrou um rápido balanço dos encontros, que reuniu setores da hotelaria, construtoras e sindicatos (patronais e dos trabalhadores). O destaque dos debates foi o compromisso das empresas que atuarão no evento em cumprir as leis trabalhistas e as convenções coletivas. O relatório com o resultado das oficinas será divulgado no dia 15 de abril.

Sobre a fiscalização e inspeção do trabalho, está prevista a criação de grupos especiais de auditores que fiscalizarão os principais setores envolvidos na Copa, como transportes, hotelaria e alimentação, nas doze cidades-sede. Ricardo Trade se colocou à disposição dos técnicos do MTE para subsidiá-los em informações e se comprometeu a exibir o programa de voluntariado da Copa para que os auditores tenham conhecimento de como os voluntários atuarão.

Fonte: MTE